Às vezes percebo que o meu aspecto já não é de gente nova – uma
rapariga que se levanta para me dar o lugar no metro, alguém que me ampara o
braço ao ver-me avançar com cuidado para uma escada rolante… Tudo normal, são
gestos simpáticos.
O que eu não esperava é o que me aconteceu ontem numa
farmácia da zona onde estou a banhos. Entrei para comprar um medicamento
sujeito a receita médica que se me acabara. Depois de ter explicado a situação,
à pergunta sobre onde estava a ser seguido, respondi, candidamente, «Em Lisboa,
aqui estou só de férias».
Risada geral entre o pessoal do estabelecimento!
Só então percebi que os sinais exteriores de velhice tinham
denunciado a minha condição de reformado e que, na cabeça de alguns dos que estão
no activo, as férias estão para um reformado como a validade vai passar a estar
para uma certidão de óbito – são permanentes!
Zé Veloso
Ainda escreves muito bem e conservas o teu tom irónico!
ResponderEliminarSinal de que o teu prazo de validade está longe de expirar…